Canal 500 Borrazópolis Canal 500 Notícias

sexta-feira, agosto 28, 2015

O Setor agropecuário é o que mais cresce no Paraná



A agropecuária do Paraná cresceu 7,4% no segundo trimestre de 2015, na comparação com o mesmo período do ano passado, e evitou uma retração maior da economia do Estado. O Paraná seguiu a conjuntura nacional e registrou uma queda de 1,2% no seu Produto Interno Bruto (PIB) de abril a junho, em relação ao mesmo intervalo do ano passado, de acordo com cálculo do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes). 

No Brasil, a retração do PIB foi ainda mais expressiva, de 2,6% na mesma base de comparação, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (28). 

O desempenho do campo paranaense ajudou a compensar, em parte, a desaceleração da indústria, que registrou queda de 1,7%, e do setor de serviços, com retração de 2,2%. 

A produção recorde de grãos, especialmente da soja, o avanço do setor de carnes, com o aumento do abate frango e de suínos, contribuíram para o resultado positivo do campo. 

A agropecuária responde, em média, por 9% do PIB do Paraná. Em termos nacionais, a agropecuária cresceu bem menos do que no Estado. No segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 1,8%.

“A agropecuária, mais uma vez, está salvando a lavoura e fazendo o Paraná ter um resultado mais positivo se comparado à conjuntura nacional”, diz Julio Suzuki Junior, diretor presidente do Ipardes.

A maioria dos Estados vêm sofrendo os efeitos da crise nacional sobre suas economias. São Paulo, por exemplo, teve uma queda de 5% no seu PIB no segundo trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

SEMESTRE - No acumulado do primeiro semestre, a economia do Paraná também teve um desempenho menos ruim do que o nacional. Nos primeiros seis meses do ano, o PIB do Estado registrou queda de 1,1%. No Brasil, o recuo foi quase o dobro, de 2,1%. No período, a agropecuária registrou um avanço de 6,8%, indústria (-3,8%), serviços (-1,6%) no Estado. 

O Ipardes não calcula resultados do Paraná com ajustes sazonais ( segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre de 2015). Nessa comparação, a economia brasileira caiu 1,9%.

MELHORA - Para Julio Suzuki, a indústria do Estado, embora ainda afetada pela crise, dá sinais de que está deixando o fundo do poço. “O que se observa, ao analisar os dados, é que o pior período foi no primeiro trimestre. A queda do setor perdeu força. Isso pode indicar uma melhora nos próximos meses”, disse ele. 

Mas o setor de serviços permanece como foco de atenção, porque há um recuo do consumo das famílias. A combinação de inflação alta (que corrói renda) e aumento do desemprego provocou uma queda na demanda. 

BRASIL - Os números divulgados pelo IBGE mostram um aprofundamento da retração econômica brasileira. A sequência de dois trimestres seguidos de retração do PIB colocou o País no que os economistas chamam de recessão técnica. 

No segundo trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado, todos os elementos que fazem parte do PIB do Brasil tiveram queda. O investimento, nessa base de comparação, caiu 11,9%, seguido pelo consumo das famílias (-2,7%) e pelo consumo do governo (-1,1%). “Em termos nacionais, cresce a chance de se confirmar o prognóstico de que o Brasil caminha para dois anos (2015 e 2016) de retração da sua economia”, acrescenta Suzuki Junior.






A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. 

 Nossa Serie Fotógrafos do Brasil Em qualquer lugar do mundo. 

Agradecendo sempre aos parceiros da informação - Jornalistas , Radialistas , Blogueiros , pela colaboração das informações , que são fundamentais para a atualizações da página de maneira mutua na colaboração de material , Cintando aqui nossos Grandes Companheiros - Blog do Berimbau , Blog do Wellyngton Jhonis , Blog do Roque , An notícia , Tn Online , Câmera no Rec , Repórter André Almenara , Repórter André Amaral , Repórter Faiska , Repórter Paulo Cesar , Jornalista Carlão de Maringá , Banda B , Bond News , Blog do Jonei Farias , Roby News , Portal Cambé , e muitos outros não só da Região mais como um todo . As principais notícias da sua Região - Os fatos que mais chamaram a atenção , Festas , Acontecimentos , Política , Humor e Música , Tudo do Vale do Ivaí , Paraná e Brasil - Notícias pelo Mundo Click em INÍCIO e Atualize a Página A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia. Fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais e outros podem ser notícia se afetarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa. Geralmente, a notícia tem conotação negativa, justamente por ser excepcional, anormal ou de grande impacto social, como acidentes, tragédias, guerras e golpes de estado. Notícias têm valor jornalístico apenas quando acabaram de acontecer, ou quando não foram noticiadas previamente por nenhum veículo. A "arte" do Jornalismo é escolher os assuntos que mais interessam ao público e apresentá-los de modo atraente. Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística.

Nenhum comentário:

Canal 500 Borrazópolis l canal500noticias.com@gmail.com Rocha 79 l A melhor cobertura em Eventos

Repasse ..Civic LX 1.6 manual 2000..Fipe 18.000 por 12.800

Canal 500 Borrazópolis Canal 500 Notícias/ Anúncios compra e venda de veículos/ Filmagens profissionais cobertura de Eventos Email: canal50...