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sábado, agosto 22, 2015

MODELOS DE TÊNIS DURANTE OS ANOS

A Evolução do tênis no Brasil, acompanhe como mudaram, ou como foram forçados a mudarem, para não ficarem no passado.

O passado que fez história, mesmo com criticas e que de fato são consistentes, a verdade é que o Brasil sempre ficou muito atrás tanto na industria calçadista como na "moda", no inicio dos anos 70, apenas uma minoria, esta elitizada dispunha na aquisição de tênis digamos que apenas artistas usavam, tamanha diferença de classes que havia no país. 
A Famosa marca All Star era o modelo de tênis mais cobiçado do Brasil, feito de lona e borracha ainda tem como maior produto do mercado da empresa estadunidense Converse. É fabricado sob o nome de Chuck Taylor All Stars ou Converse All-Stars (também conhecido como "Chuck's") o modelo era sonho de consumo de 9 entre 10 jovens no Brasil (calçado), porem era quase que impossível um jovem de classe baixa conseguir um calçado nesses padrões, para vocês terem uma ideia, comparando salário e preço, o tênis se equivalia cerca de 89,53% de um salário minimo da época.

Outra marca que revolucionou a categoria foi a Rainha - Modelos assemelhados ao do bamba, porem com maior conforto e acabamento veio a suprimir os famosos congas e bambas, a marca entrou firma na modalidade esportiva que mais crescia na época, o Vôlei, patrocinando inclusive a seleção Brasileira, virou artigo de luxo, e caio na graça do público.
Alem disso a marca lançou no Brasil o famoso sapa-tênis uma mistura de mocassim e tênis esportivo, dando nome de regatas, e foi disparado o tênis mais vendido no fim dos anos 80.
Antigamente não havia uma enorme variedade de modelos e marcas de tênis como nos dias atuais. Os pés das crianças nos anos 70 e ínicio dos anos 80 foram calçados por um kichute, um bamba ou um conga. Os três eram "horríveis" em termos de conforto e design, mas o preço era bastante acessível. 
É fácil observarmos nos filmes principalmente os  americanos atores usando All star, tênis que dominou sozinho os anos 80 e começo dos anos 90, também podemos ver em filmagens da época um grupo específico aqui no Brasil usando a Marca, os Famosos Mauricinhos, com a entrada dos importados no Brasil, o acesso que antes era restrito apenas para a elite, foi democratizada pelo povão, e ficou  comum os Maravilhosos tênis da Marca Americana caçando os "Zé Povinhos".
Antes disso, a

O Kichute era um calçado todo preto confeccionado de lona e borracha, uma espécie de tênis com chuteira, pois possuía travas quadradas de borracha no solado e cadarços longos que podiam ser entrelaçados na canela ou arramados dando voltas pela sola. O problema deste tênis era o acúmulo de suor em seu interior, que formava o famoso "chulé".
 Kichute é um calçado, misto de tênis e chuteira, produzido no Brasil desde a década de 1970 pela Alpargatas. Com o slogan "Kichute, calce esta força" teve seu ápice entre os anos de 1978 e 1985, quando suas vendas ultrapassaram 9 milhões de pares anuais.
Já o Bamba era conhecido como "bamba cabeção", pois o bico era feito de borracha bem dura e resistente. Esse tênis era bastante usado para se jogar futebol de salão, já que proporcionava chutes bem fortes, principalmente de bico. Tinha na cor branca e azul.
Bamba é uma marca de um tênis fabricado no Brasil desde o início da década de 1970 e pertencente a empresa Alpargatas (São Paulo Alpargatas S.A.).


O Conga era o mais feio e o menos resistente dos três, porém o mais barato. Levíssimo, de lona e borracha muito finas. Havia duas opções: todo branco ou azul com sola e ponta branca. Mais tarde veio o vermelho para as meninas.
Conga é uma marca de calçado pertencente a empresa Alpargatas (São Paulo Alpargatas S.A.)
 Com um design simples, o modelo básico e original tem uma sola de borracha com cores diferentes ao restante do "corpo" do calçado e suas primeiras edições eram de baixo custo, sendo adotado por escolas públicas como parte componente do uniforme.


Com a vinda dos importados ao Brasil, esses tênis praticamente sumiram do mercado na metada da década de 80. 
Hoje os tênis são mais confortáveis, leves como pluma, as marcas investem tanto em tecnologia e anúncios, que chegam a pagar verdadeiras fortunas a atletas para estamparem suas marcas, alguns são tão futuristas que mais parecem naves espaciais,  mais absolutamente nada tira o clamour que foi no passado os Kichutes, bambas, gongas e all stars, pior pra você que nasceu neste século.







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