Porque só agora entendemos exatamente os fundamentos de sua construção , como somos uma página neo liberal , não agradamos este ou aquele lado , seja qual for a posição social ou partidária do individuo , pois bem , muito se foi falado , muitas e muitas criticas foram desferidas contra o GOVERNO DA PRESIDENTA DILMA , em certo momento quase nos deixamos levar pela onda "Quanto pior Melhor" campanha esta propagada pela falsa elite dominante .
Não somos especialistas em política externa , muito menos em economia , mais bastamos usar o minimo de inteligencia , para observarmos que , a construção do Porto chega ser insignificante para uma potência econômica como o Brasil , lá atrás quando os Americanos abriram o canal do Panamá , aconteceu a mesma coisa , como aqui , tanto lá como cá , A "Classe Burguesa" não tinha tomado um tombo , seguiam achando que sua opressão imperialista jamais seria derrubada , la eram os republicanos , aqui são o conchavo de grupos , que até bem pouco tempo se sentiam os donos da verdade , e com sua influência dominavam até mesmo os mais humildes , estes deslumbrados com a falsa ideia de presença no meio em que os "ELITIZADOS" caminhavam , estes cidadãos , são como se dizem por ai , A massa burra de manobra , Isso ocorre muito no nosso meio , por sermos uma página interiorana , localizada numa cidade de pouco mais de 8.000 Mil Habitantes , conhecemos quase todo mundo , e vemos muito este tipo de conduta nos mais humildes , talvez pela ignorância ou má formação cultural , porem muitos estão acordando , a ficha esta caindo , e estão tendo noção que jamais a Burguesia falsa dominante abrirá vaga em seus leitos em meio aos Famosos Cuecões de Seda , também não podemos deixar de citar , um determinado grupo que prega a discriminação disfarçada , esta pior que a expressa , porque se acovardam na pele de bons , porem no fundo tem sua personalidade narcisista , opressora , até nazista sem mesmo serem , e é por estas e outra que colocamos o Carimbo de QUALIDADE na Obra Financiada pelo Governo Brasileiro , País Forte não pode se ajoelhar para os Gigantes Capitalistas , A Presidenta Dilma mostrou ao mundo a Super Potencia que somos , pena que aqui mesmo ainda tem os Torcedores Anti Brasil .
Causou certa indignação em determinados setores da sociedade brasileira a inauguração do porto de Mariel, em Cuba, na segunda-feira 27, com a presença de Dilma Rousseff. O espanto se deu por que a obra foi erguida graças a um financiamento do BNDES, que data ainda do governo Lula. Atribui-se o investimento a uma aliança ideológica entre os governos petistas e a família Castro, responsável pela ditadura na ilha. É um equívoco ver o empréstimo desta forma. Trata-se de um ato pragmático do Brasil.
O porto de Mariel é um colosso. Ele é considerado tão sofisticado quanto os maiores terminais do Caribe, os de Kingston (Jamaica) e de Freeport (Bahamas), e terá capacidade para receber navios de carga do tipo Post-Panamax, que vão transitar pelo Canal do Panamá quando a ampliação deste estiver completa, no ano que vem. A obra, erguida pela Odebrecht em parceria com a cubana Quality, custou 957 milhões de dólares, sendo 682 milhões de dólares financiados pelo BNDES. Em contrapartida, 802 milhões de dólares investidos na obra foram gastos no Brasil, na compra de bens e serviços comprovadamente brasileiros. Pelos cálculos da Odebrecht, este valor gerou 156 mil empregos diretos, indiretos e induzidos no País.
A obra “se pagou”, mas o interesse do Brasil vai além disso. Há quatro aspectos importantes a serem analisados.
O primeiro foi exposto por Dilma no discurso feito em Cuba. O Brasil quer, afirmou ela, se tornar “parceiro econômico de primeira ordem” de Cuba. As exportações brasileiras para a ilha quadruplicaram na última década, chegando a 450 milhões de dólares, alçando o Brasil ao terceiro lugar na lista de parceiros da ilha (atrás de Venezuela e China). A tendência é de alta se a população de Cuba (de 11 milhões de pessoas), hoje alijada da economia internacional, for considerada um mercado em potencial para empresas brasileiras.
Esse mercado só será efetivado, entretanto, se a economia cubana deixar de funcionar em seu modo rudimentar atual. Como afirmou o subsecretário-geral da América do Sul do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Antonio José Ferreira Simões, o modelo econômico de Cuba precisa “de uma atualização”. O porto de Mariel é essencial para isso, pois será acompanhado de uma Zona Especial de Desenvolvimento Econômico criada nos moldes das existentes na China. Ali, ao contrário do que ocorre no resto do país, as empresas poderão ter capital 100% estrangeiro. Dono de uma relação favorável com Cuba, o Itamaraty está buscando, assim, completar uma de suas funções primordiais: mercado para as empresas brasileiras. Não é à toa, portanto, que o Brasil abriu uma nova linha de crédito, de 290 milhões de dólares, para a implantação desta Zona Especial em Mariel.
Aqui entra o terceiro ponto, a localização de Mariel. O porto está a menos de 150 quilômetros do maior mercado do mundo, o dos Estados Unidos. Ainda está em vigor o embargo norte-americano a Cuba, mas ele é insustentável a longo prazo. “O embargo não vai durar para sempre e, quando cair, Cuba será estratégica para as companhias brasileiras por conta de sua posição geográfica”, disse à Reuters uma fonte anônima do governo brasileiro. Tendo em conta que a população cubana ainda consistirá em mão de obra barata para as empresas ali instaladas, fica completo o potencial comercial de Mariel.
Há ainda um quarto ponto. Ao transformar Cuba em parceira importante, o Brasil amplia sua área de influência nas Américas em um ponto no qual os Estados Unidos não têm entrada. A administração Barack Obama é favorável ao fim do embargo, como deixou claro o presidente dos EUA em novembro passado, quando pediu uma “atualização” no relacionamento com Cuba. Ocorre que a Casa Branca não tem como derrubar o embargo atualmente diante da intensa pressão exercida no Congresso pela bancada latina, em sua maioria linha-dura. No vácuo dos EUA, cresce a influência brasileira.
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