Canal 500 Borrazópolis Canal 500 Notícias

terça-feira, outubro 06, 2015

MAIS DA METADE DOS MUNICÍPIOS DO PARANÁ NÃO REGISTRARAM HOMICÍDIOS EM 2015



Dos 399 municípios do Paraná, 203 não tiveram nenhuma ocorrência de crimes contra a vida no primeiro semestre de 2015. Esses municípios, que correspondem a 51% do total, não tiveram nenhum homicídio doloso (com intenção de matar), latrocínio (roubo seguido de morte) ou lesão corporal seguida de morte.
“Nosso acompanhamento de cada localidade é permanente e sempre buscamos reproduzir boas práticas que contribuam para a redução dos crimes, procuramos alternativas de atuação das forças policiais para inibir a criminalidade naqueles locais que estejam mais sensíveis”, diz o secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.
No primeiro semestre, foram 217 as cidades sem ocorrências de homicídios dolosos, o equivalente a 54% do total. Os dados são do Relatório Estatístico Criminal da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Segurança Pública.
Todo o Paraná apresentou nova queda no índice de homicídios, no período: -9%, na comparação com o ano anterior. Este é o terceiro ano consecutivo em que o índice cai nos primeiros seis meses do ano.
“A diminuição já vem de algum tempo. Temos um processo de especialização das equipes, tanto de investigação de crimes como de patrulhamento”, afirma o secretário. “Com base nos relatórios com dados estatísticos nossos comandantes têm condição de melhorar o patrulhamento e distribuir a tropa de maneira mais efetiva e racional.”
DADOS
Todas as 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) do Paraná tiveram cidades sem homicídios no primeiro semestre. Entre os 20 municípios da região de Cornélio Procópio, por exemplo, 11 não tiveram nenhum assassinato. O mesmo ocorreu com sete cidades da região de Campo Mourão (que tem um total de 15); 12 na região de Maringá; 14 na de Jacarezinho; 14 na de Apucarana; e outras dez na região de Rolândia.
Na região de fronteira, não houve homicídios dolosos em 88 municípios no primeiro semestre, sendo oito cidades na região de Pato Branco; 19 na de Francisco Beltrão; 12 na de Cascavel; 16 na de Toledo; 16 na de Umuarama e outras 17 na de Paranavaí.
POLÍCIA COMUNITÁRIA
Para o secretário da Segurança Pública, a forma de atuação da polícia, mais próxima do cidadão, é outro fator que contribui para diminuir os crimes. “Conhecer o local do patrulhamento, o perfil daquela comunidade e seus problemas, tendo a confiança da população, é muito importante”, diz ele.
METAS
A proteção à vida é prioridade do Governo do Estado. Em 2011, foram projetadas metas de redução de homicídio doloso, no Plano Plurianual, e quem vêm sendo alcançadas.
A intenção é fechar 2015 com uma taxa de 21,5 homicídios dolosos para cada 100 mil habitantes. Em 2014, o Paraná fechou o ano com uma taxa de 22,6, dentro da meta estabelecida para o período.

Nenhum comentário:

Canal 500 Borrazópolis l canal500noticias.com@gmail.com Rocha 79 l A melhor cobertura em Eventos

Repasse ..Civic LX 1.6 manual 2000..Fipe 18.000 por 12.800

Canal 500 Borrazópolis Canal 500 Notícias/ Anúncios compra e venda de veículos/ Filmagens profissionais cobertura de Eventos Email: canal50...