Canal 500 Borrazópolis Canal 500 Notícias

quarta-feira, agosto 26, 2015

GOVERNO TRAÇA PLANO ESTRATÉGICO PARA A ACRÍCULTURA

Secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento encerra nesta terça-feira (25), em Cascavel, a apresentação dos projetos estratégicos para todas as regiões do Estado, que integram o plano de desenvolvimento para os próximos quatro anos (2015/2018).

As apresentações foram feitas pelo secretário Norberto Ortigara nas cidades de Maringá, Londrina e Ponta Grossa e pelo diretor-geral Otamir Cesar Martins, em Cascavel. O público-alvo são os chefes de núcleo regionais, de departamentos, gerentes dos projetos e gerentes regionais das sete empresas vinculadas à Secretaria

Foram definidos 20 projetos estratégicos que serão implementados em seis áreas do Estado, caracterizadas como Basalto, Sedimento, Arenito, Região Metropolitana de Curitiba, Vale do Ribeira e Litoral. A área de maior abrangência é o Sedimento que envolve as regiões de Ponta Grossa, Metropolitana de Curitiba, Vale do Ribeira, Litoral, Norte Pioneiro e parte do Centro-Sul.


Outra grande área, do Basalto, envolve o maior número de municípios nas regiões Norte, Oeste, Centro-Oeste e Sudoeste. O Arenito envolve os municípios do Noroeste.

A meta é aumentar o Valor Bruto da Produção (VBP) do Estado em cerca de 20% nos próximos quatro anos. Em 2014, o VBP do Paraná atingiu R$ 70,6 bilhões. Até 2018, a ideia é aumentar a produção agropecuária do Estado em 30% e elevar a participação da produção de verduras, legumes e pequenos animais para cerca de 11% do Valor Bruto da Produção total.

Segundo José Tarciso Fialho, membro do grupo de trabalho que elaborou os projetos, eles levaram em conta os grandes desafios impostos pela agricultura paranaense, como elevar a renda no campo, sustentabilidade do meio ambiente; elevar a qualidade de vida dos agricultores familiares e segurança alimentar.

Ortigara lembra que a agricultura paranaense cresceu muito em competitividade e qualidade com o ciclo de produção de grãos como soja, milho, trigo e feijão, devido principalmente aos avanços da tecnologia. E agora, o foco da Secretaria da Agricultura será direcionado para novos produtos e processos como a inovação, explicou o secretário. Para ele, a inovação vai ajudar a agricultura paranaense a manter e ampliar a competitividade, assim como dará as ferramentas para a sustentabilidade na produção e para a inclusão social no campo.

O secretário ressalta que na implementação dos projetos, o governo do Estado vai atuar como formulador e regulador das políticas públicas. Também vai agir para viabilizar os recursos necessários à implementação dos projetos já definidos, que podem ser oriundos de parcerias com a iniciativa privada ou de linhas de crédito específicas já existentes.

A implementação desses projetos estará sob responsabilidade de articuladores e gerentes de projeto, que por sua vez serão monitorados pelos gerentes técnicos de cada um desses projetos.

PROJETOS ESTRATÉGICOS - Os 20 projetos estratégicos foram definidos por um grupo de trabalho criado pelo secretário Norberto Ortigara, que envolve os diretores técnicos da Seab e dirigentes das empresas vinculadas como Instituto Emater, Codapar, Adapar, Ceasa, Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, Instituto Paranaense de Florestas, e Iapar.

Após o encerramento das apresentações para o publico interno, os gerentes de cada projeto e os chefes de núcleo da Secretaria e representantes de cada empresa vinculada irão detalhar como eles serão implementados em suas regiões.

São os seguintes os projetos estratégicos que foram definidos: na grande área do Arenito serão desenvolvidos projetos de leite, carne e frutas. Na área do Basalto serão implementados projetos de grãos sustentáveis, leite sustentável, horticultura, e agroindústria familiar.

Na área do Sedimento, serão oitos projetos: Piscicultura, Leite Competitivo, Café Qualidade Paraná, Inclusão Social, Apoio aos Mercados Institucionais, Agroindústria Familiar, Hortisul e Floresta Multiuso.

Também serão implementados projetos de horticultura agroecológica e horticultura sustentável na região Metropolitana de Curitiba; de Inclusão Social no Vale do Ribeira e de Agroindústria Familiar no Litoral.

Todos esses projetos serão detalhados para promover transformações em suas áreas de influência e deverão ser executados levando em conta os programas transversais da Secretaria, como estradas da integração, calcário, óleo diesel, campanha plante seu futuro, leite das crianças, entre outros.



Canal 500 Notícias Tudo do Vale do Ivaí - Acidentes - Ocorrências Policiais - Acontecimentos Notícias em Tempo Real - Festas e Eventos - Giro de Notícias - Arquivo de fotos e imagens - Vídeos da Página - Facebook Canal 500 Notícias - Aplicativos - Jornalismo? PRINCIPIO Básico - Se aceita a oferta e não critica o erro é cúmplice do sistema - Verdadeiro Jornalismo Trabalha na procura e na divulgação de informações por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. Visando o lucro do fruto de seu trabalho, o toma la da cá se reserva na imprensa marrom, Jornalismo é o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, faz entrevistas e escreve artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português, de técnicas de redação e de softwares de edição de textos e de imagens são requisitos fundamentais.

Nenhum comentário:

Canal 500 Borrazópolis l canal500noticias.com@gmail.com Rocha 79 l A melhor cobertura em Eventos

Repasse ..Civic LX 1.6 manual 2000..Fipe 18.000 por 12.800

Canal 500 Borrazópolis Canal 500 Notícias/ Anúncios compra e venda de veículos/ Filmagens profissionais cobertura de Eventos Email: canal50...