terça-feira, 16 de junho de 2015

BORRAZÓPOLIS E VALE DO IVAÍ , COMO ESTA O TRIGO


As baixas temperaturas que marcaram o mês de junho no vale do ivaí representam um sinal de alerta aos produtores de trigo. o que todos imaginam que bom na verdade em baixa temperatura pode significar prejuízo, o trigo pode sofrer prejuízos quando submetido a temperatura muito baixa, principalmente com formação de geadas, ainda mais quando suas estruturas reprodutivas estão expostas. O período de espigamento da (liberação do pólen) é o mais vulnerável aos riscos impostos pelo frio, ocasionando, com certeza, prejuízos para a cultura. 






No momento, a cultura está em pleno período de semeadura no vale do ivaí, sendo importante que o produtor fique atento na data de semeadura para reduzir os riscos de perda por geadas em momentos vulneráveis da cultura. O período de semeadura é estabelecido para cada município por meio do Zoneamento Agrícola ,essas informações podem ser obtidas a fim de permitir que o produtor escolha o melhor momento dentro de um planejamento para sua lavoura. 
Fato que merece destaque especial é a disponibilidade e aumento de uso de culturas bastante precoces, seguindo uma tendência evidenciada também em outras culturas (soja, por exemplo). Hoje, o cultivo com ciclo total de 125 dias e que levam 65 a 70 dias para espigar estão sendo cultivadas no Estado, no caso do trigo BRS Guamirim. Para que os benefícios deste tipo de material sejam bem explorados pelo produtor é importante um ajuste na época de semeadura para diminuir os riscos com perdas por geada. um exemplo é o Município de  Borrazópolis, onde a época de semeadura para cultivar o ciclo precoce e médio vai de 1º de junho a 20 de julho, um cultivo muito precoce que for semeada em 5 de junho vai ter seu espigamento provavelmente ocorrendo ainda no mês de agosto, com elevado risco de ocorrência de geadas na região e portanto com risco para a cultura. Indica-se, portanto que a semeadura deste tipo de material seja feita mais tarde dentro da época recomendada, ou seja, no final de junho ou começo de julho. 
A preocupação com danos por geada em trigo também é reforçada pelas temperaturas baixas que já ocorreram durante o mês de setembro e as perspectivas de um inverno cujo padrão climático envolve ocorrência de geadas todos os anos. Para quem não vivenciou os danos que as temperaturas baixas podem causar na cultura de trigo, vale lembrar a safra de 2006 onde um inverno de regime térmico irregular (com oscilação de temperaturas altas e baixas) levou a uma aceleração no ciclo do trigo, causando espigamento precoce, que, associado a geadas no mês de setembro, promoveram perdas elevadas nas lavouras do Vale do Ivaí. Como formas de minimizar os riscos em relação à geada, o produtor deve observar a época de semeadura indicada, o escalonamento da semeadura, a exposição solar e evitar semeaduras em baixadas.


Veja Vídeo abaixo:


A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. 

 Nossa Serie Fotógrafos do Brasil Em qualquer lugar do mundo. 

 Agradecendo sempre aos parceiros da informação - Jornalistas , Radialistas , Blogueiros , pela colaboração das informações , que são fundamentais para a atualizações da página de maneira mutua na colaboração de material , Cintando aqui nossos Grandes Companheiros - Blog do Berimbau , Blog do Wellyngton Jhonis , Blog do Roque , An notícia , Tn Online , Câmera no Rec , Repórter André Almenara , Repórter André Amaral , Repórter Faiska , Repórter Paulo Cesar , Jornalista Carlão de Maringá , Banda B , Bond News , Blog do Jonei Farias , Roby News , Portal Cambé , e muitos outros não só da Região mais como um todo . As principais notícias da sua Região - Os fatos que mais chamaram a atenção , Festas , Acontecimentos , Política , Humor e Música , Tudo do Vale do Ivaí , Paraná e Brasil - Notícias pelo Mundo Click em INÍCIO e Atualize a Página A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia. Fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais e outros podem ser notícia se afetarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa. Geralmente, a notícia tem conotação negativa, justamente por ser excepcional, anormal ou de grande impacto social, como acidentes, tragédias, guerras e golpes de estado. Notícias têm valor jornalístico apenas quando acabaram de acontecer, ou quando não foram noticiadas previamente por nenhum veículo. A "arte" do Jornalismo é escolher os assuntos que mais interessam ao público e apresentá-los de modo atraente. Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística.

Nenhum comentário: