Canal 500 Borrazópolis Canal 500 Notícias

segunda-feira, junho 10, 2013

LUNARDELLI ENTRA COM FORÇA NO TURISMO RELIGIOSO

Vale do Ivaí virando roteiro de turismo Religioso

Apucarana conta com parques ambientais religiosos, como o Parque da Redenção (Foto: Prefeitura de Apucarana/Divulgação)Apucarana conta com parques ambientais religiosos, como o Parque da Redenção (Foto: Prefeitura de Apucarana/Divulgação)
As igrejas históricas, monumentos, templos e grutas com imagens religiosas que movimentam fiéis em várias cidades do norte do Paraná devem se tornar parte de uma rota de turismo. A ideia ganhou força a partir do 10º Congresso Internacional de Turismo Religioso Sustentável, realizado de 3 a 5 de junho, em Apucarana, que reuniu delegações de países da América Latina, Europa e Ásia. O projeto engloba parte dos 26 municípios que compõe a região do Vale do Ivaí e deve ter início até o final de 2013, segundo o secretário da Fundação Cultural e de Turismo de Apucarana, Ednei Mansano.

Dados do Ministério do Turismo, mostram que cerca de 15 milhões de pessoas têm interesse pelo turismo religioso em todo o país. Das 190 milhões de viagens domésticas feitas pelos brasileiros, 2% são por motivos religiosos. “O turismo religioso não é feito de forma rápida. O visitante vai conhecer as riquezas religiosas com qualidade de vida. É um turismo de bem viver”, enfatizou o secretário Mansano.

O primeiro passo para concretizar o projeto, de acordo com ele, será um estudo aprofundado sobre os principais pontos de turismo religioso na região, que será realizado pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA).
O objetivo da formação desta “rota da fé” é conquistar esses visitantes tanto pela crença quanto pelas belezas naturais da região, levando os turistas a conhecer um pouco mais dos costumes e da cultura de cada uma das cidades. “Isso ajudará no desenvolvimento de toda a região”, aponta Mansano.
Depois de explorar o Vale do Ivaí, os municípios já cogitam um projeto ainda maior, com a pretensão de estruturar um trajeto que vá até Nova Trento, em Santa Catarina, onde fica localizado o Santuário de Santa Paulina, considerada a primeira santa do Brasil. Um trajeto de aproximadamente 600 km, que teria como principal modelo o caminho de Santiago de Compostela, que atravessa a Espanha em um percurso de 800 km. “Pensamos em criar vários roteiros alternativos, com a possibilidade de fazer o caminho a pé, de bicicleta e a cavalo, passando por vários pontos religiosos”, acrescenta Mansano.
Parque da Bíblia, em Apucarana, possui murais com passagens da sagrada escritura (Foto: Prefeitura de Apucarana/Divulgação)Parque da Bíblia, em Apucarana, possui murais com
passagens da sagrada escritura
(Foto: Prefeitura de Apucarana/Divulgação)

A base da rota turística deve se concentrar em Apucarana, maior cidade da região. Lá os turistas poderão conhecer alguns parques ambientais com temas religiosos, como o Parque da Bíblia, que possui murais com passagens da sagrada escritura, e o Parque da Redenção, onde 96 esculturas de três metros de altura retratam a vida de Jesus Cristo em 19 cenas.
Mansano explica que os locais são visitados principalmente por quem mora na cidade. "A nossa ideia é fazer com que sejam o ponto de partida para atrair turistas de outras cidades e até estados”.  A cidade também tem outros atrativos religiosos, como uma Igreja Ortodoxa da colônia ucraniana e um templo budista.
Santuário de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli, atrai milhares de romeiros nos finais de semana  (Foto: Prefeitura de Lunardelli/Divulgação)Santuário de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli, atrai
milhares de romeiros nos finais de semana
(Foto: Prefeitura de Lunardelli/Divulgação)
LUNARDELLI


Mais romeiros do que habitantes
Em Lunardelli, que também está incluída no projeto inicial, a principal atração é o Santuário de Santa Rita de Cássia, que atrai milhares de romeiros nos finais de semana e muda a rotina do pequeno munícipio, que conta com pouco mais de cinco mil habitantes. A novena realizada todo domingo atrai pessoas de várias cidades do Paraná e de outros estados, como Santa Catarina e São Paulo.

fonte G1 PARANÁ

Nenhum comentário:

Canal 500 Borrazópolis l canal500noticias.com@gmail.com Rocha 79 l A melhor cobertura em Eventos

Repasse ..Civic LX 1.6 manual 2000..Fipe 18.000 por 12.800

Canal 500 Borrazópolis Canal 500 Notícias/ Anúncios compra e venda de veículos/ Filmagens profissionais cobertura de Eventos Email: canal50...