TÊNIS E QUEM VOCÊ ERA!
As Historias e como as classes sociais eram definidas pelos calçados que usavam especificamente na Categoria Tênis.
Tênis Conga
Kichute Tênis
Tênis Montreal
Tênis Chinesinho
Tênis All star
Tênis Rainha
VEJA MAIS - MODELOS DE TÊNIS DURANTE OS ANOS
A Evolução do tênis no Brasil, acompanhe como mudaram, ou como foram forçados a mudarem, para não ficarem no passado.

A Famosa marca All Star era o modelo de tênis mais cobiçado do Brasil, feito de lona e borracha ainda tem como maior produto do mercado da empresa estadunidense Converse. É fabricado sob o nome de Chuck Taylor All Stars ou Converse All-Stars (também conhecido como "Chuck's") o modelo era sonho de consumo de 9 entre 10 jovens no Brasil (calçado), porem era quase que impossível um jovem de classe baixa conseguir um calçado nesses padrões, para vocês terem uma ideia, comparando salário e preço, o tênis se equivalia cerca de 89,53% de um salário minimo da época.
Outra marca que revolucionou a categoria foi a Rainha - Modelos assemelhados ao do bamba, porem com maior conforto e acabamento veio a suprimir os famosos congas e bambas, a marca entrou firma na modalidade esportiva que mais crescia na época, o Vôlei, patrocinando inclusive a seleção Brasileira, virou artigo de luxo, e caio na graça do público.
Alem disso a marca lançou no Brasil o famoso sapa-tênis uma mistura de mocassim e tênis esportivo, dando nome de regatas, e foi disparado o tênis mais vendido no fim dos anos 80.
Antigamente não havia uma enorme variedade de modelos e marcas de tênis como nos dias atuais. Os pés das crianças nos anos 70 e ínicio dos anos 80 foram calçados por um kichute, um bamba ou um conga. Os três eram "horríveis" em termos de conforto e design, mas o preço era bastante acessível.
É fácil observarmos nos filmes principalmente os americanos atores usando All star, tênis que dominou sozinho os anos 80 e começo dos anos 90, também podemos ver em filmagens da época um grupo específico aqui no Brasil usando a Marca, os Famosos Mauricinhos, com a entrada dos importados no Brasil, o acesso que antes era restrito apenas para a elite, foi democratizada pelo povão, e ficou comum os Maravilhosos tênis da Marca Americana caçando os "Zé Povinhos".
Antes disso, a

Kichute é um calçado, misto de tênis e chuteira, produzido no Brasil desde a década de 1970 pela Alpargatas. Com o slogan "Kichute, calce esta força" teve seu ápice entre os anos de 1978 e 1985, quando suas vendas ultrapassaram 9 milhões de pares anuais.
Já o Bamba era conhecido como "bamba cabeção", pois o bico era feito de borracha bem dura e resistente. Esse tênis era bastante usado para se jogar futebol de salão, já que proporcionava chutes bem fortes, principalmente de bico. Tinha na cor branca e azul.
Bamba é uma marca de um tênis fabricado no Brasil desde o início da década de 1970 e pertencente a empresa Alpargatas (São Paulo Alpargatas S.A.).
O Conga era o mais feio e o menos resistente dos três, porém o mais barato. Levíssimo, de lona e borracha muito finas. Havia duas opções: todo branco ou azul com sola e ponta branca. Mais tarde veio o vermelho para as meninas.
Conga é uma marca de calçado pertencente a empresa Alpargatas (São Paulo Alpargatas S.A.)
Com um design simples, o modelo básico e original tem uma sola de borracha com cores diferentes ao restante do "corpo" do calçado e suas primeiras edições eram de baixo custo, sendo adotado por escolas públicas como parte componente do uniforme.
Com a vinda dos importados ao Brasil, esses tênis praticamente sumiram do mercado na metada da década de 80.

Nenhum comentário:
Postar um comentário