Por Auricelio Mauricio / Wikipédia
O que Realmente aconteceu com o Monza?
O Precursor de tudo Monza Hat |
Várias foram as versões sobre o Real Motivo do Chevrolet Monza ter saído do mercado, considerado um carro moderno pra época, o Monza conquistou o Brasileiro, era motivo de orgulho e status aqueles que possuíam um modelo Monza, mas poucos sabem que o primeiro carro lançado em 1982 foi decepcionante, o modelo Hat, apresentava uma esportividade que na prática era obsoleta, um meio pesado com um "motorzinho" floxo com pouca diferença do seu primo mais fraco o glorioso Chevette.
O Chevrolet Monza conquistou muito sucesso, mas obteve diversos fracassos a exemplo do primeiro modelo Hat, um fato que é desconhecido por muitos foi a versão perua que nunca saiu do protótipo, confira ficha técnica atualizada via Wikipédia, e todas as fotos ilustrativas apresentando os modelos Monza ao longo de sua rica história.
A versão perua que nunca saiu do papel |
Lançado em Abril de 1982 inicialmente na versão Hatchback 3 portas (fabricada até 1988) com motor 1.6, logo depois no mesmo ano ganhou opção de motor 1.8 devido as criticas com relação à performance modesta. Em 1983 ganhou as versões Sedan 4 portas e Sedan de 2 portas, sendo essa última a mais vendida, embora ela tenha sido retirada de produção em 1995.
O Modelo sedan que vendeu como nunca |
Teve a versão esportiva S/R baseada na carroceria hatchback, produzida até meados de 1988.
Em 1987, a versão Classic, lançada no ano anterior, inaugura o uso do motor 2.0 litros. Em 1989 inaugura-se a era da injeção eletrônica com o modelo 500 EF em homenagem a Emerson Fittipaldi, apesar deste sistema Le-Jetronic da Bosch ser ainda analógico, elevando sua potência para 116 CV.
Em 1991 recebeu uma reestilização externa, mantendo porém basicamente o mesmo painel desde o lançamento até o final da produção ao mesmo tempo que se iniciava a era da injeção eletrônica digital com o sistema Multec - 700, com o porém deste contar somente com um eletro-injetor para os 4 cilindros (Monoponto).
Em 1993/1994 foi lançada a versão Hi-Tech, de apenas 500 unidades, que incluía itens como painel digital e freios ABS de série.
A produção total foi de 857.810 unidades. O Monza será para sempre lembrado como o carro que marcou uma revolução no segmento de carros médios familiares no Brasil além de ter sido um dos carros mais marcantes no país da década de 1980.
Aqui o Modelo Classic disparado o Monza mais Bonito de todos |
Ultimo Modelo fabricado o famoso Monza Bicudo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário