Caça da FAB sobrevoa Borrazópolis
Foto montagem Ilustrativa |
FATO! Era início dos anos 90 quando algo inusitado ocorreu nos céus de Borrazópolis, um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) passou muito baixo sobrevoando a cidade, causando pavor em vários moradores, quem visualizou a aeronave e ouviu o barulho ensurdecedor do Caça entrou em pânico, pelo fato de absolutamente ninguém do município ter visto algo parecido, uma equipe de reportagem local, que também se amedrontou com o "incidente" chegou a pegar a estrada para verificar o ocorrido, depois de ouvir relatos que o Avião havia caído, devido a dificuldade de informações da época, o boato parecia ser verdade. O Grande Benedito Cláudio Pinga Fogo de Oliveira que já comandava o sistema PINGA FOGO nas três Rádios que possuía foi o grande esclarecedor do ocorrido, e que de fato tudo não passava de um treinamento aéreo em outra localidade, e o piloto "Apenas fazia o reconhecimento" voando baixo para aferir sua localização de pouso.
Não houve um registro, digamos oficial sobre esse episódio, no entanto vários moradores principalmente os mais antigos confirmam o FATO!, E as informações levantadas foi que o local exato da aterrissagem era no aeroporto da cidade de Londrina.
MIRAGE lll EBR Modelo de Avião que sobrevoou Borrazópolis |
O modelo da aeronave, era um Caça de ataque Mirage III EBR adquirido em maio de 1970 pelo Brasil e que na época encomendou 17 caças, sendo 13 do modelo Mirage III EBR e 4 do modelo III DBR que foram entregues para a Força Aérea Brasileira entre Outubro de 1972 a Maio de 1973, recebendo a denominação de F-103. Os caças Mirage III pertenciam ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), localizado na base de Anápolis em Goiás.
Estes caças foram submetidos ao primeiro programa de modernização no final da década de 80 e novamente em 1997. Permaneceram em operação até Dezembro de 2005, quando já contavam com mais de 67.000 horas de voo e 33 anos de operação, sendo estes substituídos pelos caças Mirage 2000. (Modelo que já foi Aposentado pela Força Aérea Brasileira) E que agora contará com os Modernos GRIPEN NG Novo Caça Brasileiro
Novo Caça Brasileiro GRIPEN NG |
Nenhum comentário:
Postar um comentário