Trabalho Voluntarioso e Humano fez a diferença em Borrazópolis
funcionários da SUCAM - IMAGEM ilustrativa |
A Região Norte do Paraná, principalmente as pequenas cidades, ainda sofriam pela precariedade de diversos serviços públicos e a saúde era a mais afetada.
Na ultima segunda feira, através de uma indicação do Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Borrazópolis Marcelo Pires Rodrigues o "Marcelão" O dedicado Doutor Chozo Harano foi homenageado pela Moção de Aplausos, entre vários discursos todos cheios de emoção e agradecimento, um discurso do Vereador João Cândido Ferreira o João da Dita, do PP (Partido Progressista) chamou a atenção de todos pelo fato que aconteceu ainda no fim dos anos 70, em Borrazópolis.
A cidade ainda estava sendo formada, o café predominava em quase toda agricultura do município, e como todos sabem a população era gigantesca, mais que o dobro dos 8.936 habitantes que possuem hoje (2017) porém a famosa "geada negra" que ocorreu na nossa região em 1976 praticamente dizimou o Cafezal.
Vereador João da Dita, com o Casal Ziolita e Dr Chozo |
O que poucos sabem é que no período mais terrível do município entre 1977 a 1981 muitos lavradores (trabalhadores rurais) migraram para as cidades grandes, os que não tinha condições financeiras permaneceram no município, Alguns deles oriundos dos estados de Minas Gerais e Bahia, e vieram contaminados ou foram contaminados aqui mesmo na Região.
A doença de chagas, transmitida pelo bicho barbeiro colocava o infectado numa situação totalmente incapacitante ainda mais aqueles que não tinha condições nenhuma de tratamento, um exemplo disso foi as condições desumanas que viviam alguns moradores na antiga cooperativa, hoje onde é o Ginásio de Esportes, tudo isso relatado pelo Vereador João da Dita.
O fato é que o poder público não tinha competência para lidar com epidemias e muito menos arcar com o tratamento dos doentes, foi ai que num trabalho voluntário e humano os Médicos Chozo Harano e Tókio Okagawa conseguiram não só o tratamento mas também através de relatórios por eles apresentados os Governos Federal e Estadual proporcionaram um trabalho de erradicação do Triatoma infestans (bicho barbeiro) e outros Insetos Transmissores de Doenças em Borrazópolis.
Na época a SUCAM era o órgão responsável no Combate às endemias de transmissão por insetos nas regiões rurais do Brasil, e foi adaptada para oferecer também o mesmo combate nas cidades, para os mais jovens, seria como os agentes de combate a dengue de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário