Canal 500 Borrazópolis Canal 500 Notícias

quarta-feira, dezembro 02, 2015

Policia Militar do Paraná - Bancos apresentarão medidas de segurança a caixas Eletrônicos

Novas medidas contra explosão a caixas eletrônicos



As instituições bancárias devem entregar à Secretaria de Estado da Segurança Pública, até o final de dezembro, um cronograma para a instalação de dispositivos de segurança em caixas eletrônicos. O prazo para instalação dos equipamentos é até junho de 2016. O tema foi discutido em reunião nesta terça-feira (01) entre representantes dos bancos, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária e das forças de segurança do Paraná. 

“Os bancos têm que ajudar no combate a essa atividade criminosa, uma vez que a maioria dos caixas eletrônicos não dispõe de qualquer dispositivo de segurança, o que os tornam alvos fáceis de organizações criminosas”, disse o secretário da Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita. 

Desde que foi criada a força-tarefa, há um ano, para combater a ação das quadrilhas especializadas em explosões de caixas eletrônicos, a Secretaria e as instituições bancárias se reúnem para discutir mecanismos com o objetivo de reduzir a atividade criminosa. 

As forças de segurança do Paraná que atuam na força-tarefa concluíram que os caixas eletrônicos que não contam com dispositivos de segurança são os principais alvos dos criminosos, enquanto que aqueles com algum tipo de dispositivo, como fumaça e sirene, não sofrem a ação das quadrilhas. 

O secretário ressaltou a iniciativa da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto, em São Paulo, que aprovou uma lei que obriga as instituições a instalar um sistema de nebulização – que produz fumaça – para reduzir a visibilidade do local e inibir a ação de criminosos que tentam explodir terminais de autoatendimento. 

Mesquita informou que há um estudo em andamento para elaboração de um projeto de lei sobre o assunto. “Também está tramitando na Assembleia Legislativa um projeto similar. Portanto, faz-se necessária a troca de informações com as instituições bancárias para que a lei paranaense ajude a inibir esta atividade criminosa”, disse. 

Somente em 2015, a força-tarefa prendeu quase 90 pessoas suspeitas de envolvimento com explosão de caixas eletrônicos. A força-tarefa é composta por policiais civis e militares de unidades especializadas como Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) e do Departamento de Inteligência do Paraná (Diep), além de peritos da Polícia Científica. 

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato, e o delegado-geral da Polícia Civil, Julio Reis, destacaram as ações conjuntas entre as duas polícias, que têm resultado na prisão de quadrilhas especializadas em explosão de caixas eletrônicos. 

Além dos chefes das polícias Militar e Civil, participaram da reunião o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano, o comandante do Bope, coronel Hudson Teixeira, comandantes regionais da PM e delegados de unidades especializadas da Polícia Civil, além de representantes do Exército, da Polícia Federal, do Banco Itaú/Unibanco, Banco do Brasil, Banco Central, Sicredi, Caixa Econômica Federal, HSBC e Bradesco.  Agência do Estado



Canal 500 Notícias Borrazópolis Vale do Ivaí Paraná - Tv online no Vale do Ivaí - Filmagens e Edições Profissionais atendendo em Toda Região Ligue (43) 9607-0145 Filmagens de Casamentos Eventos Formaturas Acontecimentos Festas em Geral.

Nenhum comentário:

Canal 500 Borrazópolis l canal500noticias.com@gmail.com Rocha 79 l A melhor cobertura em Eventos

Repasse ..Civic LX 1.6 manual 2000..Fipe 18.000 por 12.800

Canal 500 Borrazópolis Canal 500 Notícias/ Anúncios compra e venda de veículos/ Filmagens profissionais cobertura de Eventos Email: canal50...