Canal 500 Borrazópolis Canal 500 Notícias

terça-feira, setembro 08, 2015

ORIENTAÇÃO DO PROCON, COMO SAIR DO VERMELHO

BLITZ PROCONO aumento do custo de vida, com a alta da inflação, e o crescimento do endividamento estão pressionando as contas das famílias. Com orçamento apertado e muitas vezes atraso nas contas, é preciso estratégia para voltar ao azul, alerta Cláudia Silvano, diretora do Procon -PR, órgão pertencente ao Governo do Estado. 

“Essa é uma situação que pode acontecer com qualquer um. Desemprego, inflação e até mesmo uma doença podem provocar problemas para fechar as contas no fim do mês. Mas com disciplina e planejamento é possível driblar o problema”, afirma Cláudia.
Procon-PR orienta sobre como solucionardívidas e acertar as contas. Foto Chuniti Kawamura/Arquivo ANPr

Antes de tudo, explica ela, é preciso fazer um levantamento das despesas e do rendimento líquido. Nessa planilha deve constar, até mesmo, gastos que muitas vezes passam despercebidos, como o cafezinho da esquina, o pão de queijo ou a revista. “Muitas vezes são nos pequenos gastos que está o descontrole. É preciso ficar atento”, orienta. 


Se a conta não fecha, a providência é elaborar um plano de corte de gastos e investir, se há contas atrasadas, na renegociação de dívidas. Redução de despesas com lazer, troca de marcas mais caras por mais baratas no supermercado e evitar o desperdício são algumas alternativas. Tão importante quanto elaborar o plano de corte de gastos é manter-se fiel a ele e não relaxar. 

Além disso, bancos e comércio têm todo interesse em negociar com clientes inadimplentes e, muitas vezes, é possível conseguir parcelamento e até descontos nas taxas de juros das dívidas.

MUTIRÕES - Os mutirões de negociação são uma boa opção para entrar em acordo com credores. O Procon deve realizar, até o fim do ano, a segunda edição do mutirão online de renegociação de dívidas. A primeira, que ocorreu entre 15 e 31 de maio, reuniu 45 lojistas e bancos e atraiu cerca de 3,5 mil pessoas. “Tivemos um índice de resolução de 80% nas renegociações”, afirma Cláudia 

CRÉDITO CARO – Um dado preocupante é que os consumidores estão usando com mais frequência, e simultaneamente, as linhas de crédito mais caras, como o cheque especial e o cartão de crédito, para enfrentar a crise que apertou o orçamento das famílias. 

Nos últimos 12 meses, cresceu 38,8% o uso do cartão de crédito e 26,3% o do cheque especial, aponta pesquisa feita pela Proteste em agosto. São as duas opções mais caras do mercado. Dados do Banco Central mostram que, em julho, os juros do financiamento do cartão de crédito atingiram 395,4% ao ano, o maior resultado da série histórica iniciada em março de 2011. No cheque especial, os juros subiram para 241,3% ao ano, a maior marca em quase 20 anos.

O consumidor costuma recorrer a essas alternativas quando já está com as contas complicadas, mas é preciso evitar ao máximo essas opções. “O ideal é trocar as dívidas mais caras, como a do cheque especial, por mais baratas, como o crédito consignado, que tem juros menores”, acrescenta. 

DÉCIMO-TERCEIRO - Uma das opções clássicas para acertar as contas é usar o décimo terceiro salário para honrar os débitos, mas é necessário evitar repetir a bola de neve das dívidas novamente. Com a crise, o momento é de gerar reservas para eventuais problemas e, com a inflação alta – acumulada até julho em 9,56%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - é preciso voltar a pesquisar preços, de acordo com Cláudia.



A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. 

 Nossa Serie Fotógrafos do Brasil Em qualquer lugar do mundo. 

Agradecendo sempre aos parceiros da informação - Jornalistas , Radialistas , Blogueiros , pela colaboração das informações , que são fundamentais para a atualizações da página de maneira mutua na colaboração de material , Cintando aqui nossos Grandes Companheiros - Blog do Berimbau , Blog do Wellyngton Jhonis , Blog do Roque , An notícia , Tn Online , Câmera no Rec , Repórter André Almenara , Repórter André Amaral , Repórter Faiska , Repórter Paulo Cesar , Jornalista Carlão de Maringá , Banda B , Bond News , Blog do Jonei Farias , Roby News , Portal Cambé , e muitos outros não só da Região mais como um todo . As principais notícias da sua Região - Os fatos que mais chamaram a atenção , Festas , Acontecimentos , Política , Humor e Música , Tudo do Vale do Ivaí , Paraná e Brasil - Notícias pelo Mundo Click em INÍCIO e Atualize a Página A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia. Fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais e outros podem ser notícia se afetarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa. Geralmente, a notícia tem conotação negativa, justamente por ser excepcional, anormal ou de grande impacto social, como acidentes, tragédias, guerras e golpes de estado. Notícias têm valor jornalístico apenas quando acabaram de acontecer, ou quando não foram noticiadas previamente por nenhum veículo. A "arte" do Jornalismo é escolher os assuntos que mais interessam ao público e apresentá-los de modo atraente. Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística.

Nenhum comentário:

Canal 500 Borrazópolis l canal500noticias.com@gmail.com Rocha 79 l A melhor cobertura em Eventos

Repasse ..Civic LX 1.6 manual 2000..Fipe 18.000 por 12.800

Canal 500 Borrazópolis Canal 500 Notícias/ Anúncios compra e venda de veículos/ Filmagens profissionais cobertura de Eventos Email: canal50...