Está circulando na internet – Facebook, Twitter e Instagram – uma foto que teria sido tirada por um fotógrafo amador que esteve presente ao local do acidente aéreo, que vitimou o candidato do PSB, Eduardo Campos, antes mesmo das autoridades, e dentre os destroços que foram fotografados o único corpo que pode ser reconhecido, sem necessidade de exame de DNA, seria do político pernambucano, pois este não teve o corpo totalmente carbonizado ou desintegrado, como aconteceu aos outros 6 passageiros do jato.Se a foto é original não podemos afirmar, porque já aprendemos que no mundo virtual, tudo é possível.
Veja e julgue você mesmo, leitor.
Veja e julgue você mesmo, leitor.
Guindaste, drones, asa-deltas e uma antena de rádio no topo de um morro estavam entre os possíveis obstáculos próximos à Base Aérea de Santos e na rota indicada à tripulação do avião que caiu na quarta-feira (13) no litoral de São Paulo. A queda do jato Cessna 560 XL matou o candidato à presidência Eduardo Campos (PSB), piloto e copiloto e quatro membros da campanha do presidenciável.
As notificações de situações de risco em decolagens e pousos devem sempre ser consultadas pelo piloto na elaboração do plano de voo, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB). Esse informe tem o nome NOTAM (Notice to Airmen, em inglês) e é registrado no Serviço de Informação da Aeronáutica. A investigação ainda não apontou as causas do acidente e se houve colisão antes da queda da aeronave.
A MAIOR REPERCUSSÃO DA REDE
Toni • 25 minutes ago
Parabéns pelas análises. Continue com updates, pois o noticiário continua capenga e sem qualidade na grande imprensa. Uma pergunta: Qual o percurso mínimo, ou melhor, o raio mínimo que um avião deste porte conegue descrever para uma curva de retorno?
Pablyto Robert • an hour ago
Muito bom quando um expert traduz a termos mais simples, sem perder as informações técnicas, o assunto que é cheio de termos fora da linguagem comum. Parabéns pela iniciativa!
Natan Ravel • 2 hours ago
Tinham tudo pra fazer uma cobertura excelente, mas se contradisse tanto, não sei o que esses jornalistas fazem, continuam falando como se o procedimento de arremetida fosse coisa de outro mundo, como se fosse a causa do acidente.
Renan • 4 hours ago
Deprimente mesmo foi assistir no Jornal da globo o Wiliam Waak detalhar como funcionam os flaps e profundores. Qualquer aeromodelista ou praticante de aviação por simulador doméstico em PC que tenha assistido, certamente sabia muito mais do que as baboseiras para encher linguiça que a Globo colocou no ar sem o mínimo critério.
Professor • 7 hours ago
Achei seu artigo excelente mesmo, parabéns, nota-se que você entende mesmo do assunto. Agora, atendo-nos ao FATO que até o avião arremeter estava tudo normal (ou o piloto já teria alertado a torre) e que pouco após, o avião caiu, e segundo testemunhas já estava pegando fogo ao final da queda, e que essa aeronave é muito moderna e segura, o que reduz em muito a probabilidade de uma falha súbita e tão catastrófica do aparelho, pergunto apenas como especulação, o que PODERIA ter causado fogo ou uma explosão que causasse a queda? A entrada de um pássaro ou de um drone numa turbina (e se for drone poderiam até localizar alguns restos, mas o dono jamais iria se apresentar por medo de ir preso), poderia causar isso? Quanto às teses de sabotagem política, num primeiro momento isso de fato me ocorreu, mas depois ao saber que se não tivesse havido arremetida pelo mau tempo (o que nenhum sabotador no mundo poderia prever) o avião provavelmente teria pousado são e salvo, vi que não fazem sentido - se alguém tivesse sabotado o avião ou colocado um explosivo, teria feito de maneira que o avião caísse durante o trajeto vindo do RJ e não num momento de vôo adicional totalmente imprevisto.
José Augusto Aranha • 8 hours ago
Hipótese ainda não investigada é que o avião trafegou, segundo a rota pontilhada indica na carta de aproximação, sobre o Morro do Sabóo. Neste morro, em fevereiro, um helicóptero da Sabesp foi atingido por tiros de traficantes.http://g1.globo.com/sp/santos-... Isso poderia ter acontecido e causado incêndio com consequente descontrole e queda repentina do avião. Se ele virou à esquerda e seguiu a carta, passou por sobre o morro e portanto estava subindo. Se desceu em seguida bruscamente é por que algo ocorreu. É uma hipótese de cinema mas verossível.
Mauricio Ribeiro José Augusto Aranha • 8 hours ago
Olha cara, isso é praticamente impossível de acontecer. O traficante em questão tem que ser um atirador de elite e preciso! Atingir um alvo em movimento (rápido) é muito difícil. Aliás tem uma missão no GTA V que o Michael tem que acertar com um rifle de precisão .50 uma turbina de um jato particular para o mesmo pousar forçadamente. Se em um jogo é difícil acertar, imagine na vida real.
Matheus Lacombe Oliveira • 8 hours ago
Excelente artigo! Apesar de aparentemente discordar do seu ponto de vista - principalmente quanto ao supracitado marco civil - não posso deixar de parabeniza-lo pela honestidade intelectual. Me parece realmente um trabalho muito bem feito. Parabéns.Poderia contacta-lo via redes sociais?At. Matheus L. Oliveira
F.B.: https://www.facebook.com/mathe...
Marcelo Silvino de Oliveira • 8 hours ago
O que é razão de planeio? Qual a razão de planeio aproximada para esse avião?
Gustavo Pilati Mod Marcelo Silvino de Oliveira • 8 hours ago
É a relação entre a distância horizontal percorrida pela aeronave vs a distância vertical, considerando que não é nenhum nenhum empuxo, ou seja, com o(s) motor(es) desligado(s).Uma razão de 13:1 significa que a cada 13km percorridos para a frente a aeronave perderia 1km de altitude.Normalmente esse não é um dado publicado pelo fabricante em aeronaves desse porte, porém fica algo em torno desse valor acima.
Marcelo Silvino de Oliveira • 9 hours ago
Só para pensar, em possibilides, poderiam comentar sobre a possibilidade de choques com predios e ou antenas sem iluminação de topo, ou algo semelhante ao acidente com um helicoptero em 19 de fevereiro deste ano aqui em Santos:
Cristian Smidt Marcelo Silvino de Oliveira • 8 hours ago
Seria muito fácil verificar isso, teria danos onde a aeronave chocou-se. e isso já teria sido percebido.
João Paulo • 9 hours ago
Acho que somente depois de ouvirem os gravadores vai saber o que houve, mas uma coisa eu sei...os pilotos eram super competentes, pois já atendi essa aeronave varias vezes e já tive o prazer de conversar com toda a tripulação...e eram super criteriosos e corretos quando se tratava de aviação...mas como precisamos criar noticia....jogamos possibilidades....e aviação tem varias.....arremetida é tão simples como um pouso e decolagem......agora, cade a conversa antes da arremetida......e quem disse que eles arremeteram....o que me prova que eles no reboqueio perdeu controle e caiu...sei lá.....mas ainda não acredito que houve arremetida.....e pq a arremetida....se 800 pés é uma altitude até boa pra pouso...
Mauricio Ribeiro João Paulo • 8 hours ago
Vamos aos fatos.1 - O aeródromo estava operando por instrimentos;
2 - Só tinha uma carta para aproximação por instrumentos (IAC);
3 - A tripulação informou que iria efetuar o procedimento descrito na carta;
4 - Não houve o pouso.
5 - Ocorreu o acidente;
6 - O local da queda é próximo da linha da arremetida.
Bruno Galvão • 10 hours ago
Por que o piloto ia pousar na cabeceira 35 e não na 17, ja que o vento estava vindo de 230 (de cauda)?
Bruno Galvão Mauricio Ribeiro • 9 hours ago
Obrigado, Maurício. Li o texto do Lito e logo comentei (só depois li os posts dos leitores). A 35 era a indicada para pouso por instrumentos.Lito, parabéns pelo blog! Estou fazendo o curso de Piloto Privado e também sou músico. O nome do blog é perfeito para mim! rs… Serei leitor assíduo agora. Abs!
Carlos Rossette • 10 hours ago
Poderia dizer algo sobre o fato de que o avião e seus tripulantes foram pulverizados, nas imagens vemos uma cratera, é a primeira vez que vejo um acidente em que não se vê nada que identifique uma aeronave.
Cristian Smidt Carlos Rossette • 9 hours ago
É porque o impacto foi tão forte que a aeronave praticamente foi desintegrada. Nas fotos do sítio do acidente dá pra perceber as peças da aeronave.
lvcivs Mod nubiatavares • 9 hours ago
Uma das poucas conclusões que podem ser tomadas com as informações em domínio público é que a aeronave caiu de bico com uma velocidade significativa. Os bombeiros relataram ter encontrado a cabine de comando enterrada a quatro metros de profundidade. A disposição dos destroços, bem concentrada, já denunciava algo neste sentido também.
regina lvcivs • 8 hours ago
Se o avião caiu de bico, não seria natural todos os corpos( ou pedaços dele) estarem nesse terreno?, Por que acharam partes à 100 metros do local?.
Paulo Martins • 10 hours ago
Grande Lito! Estou tentando descobrir as causas do acidente por conta própria e achei o teu site. Demorei para te reconhecer, mas nos vídeos o "sutaque" é inconfundível. Analisando as fotos do acidente, não parece que a aeronave vinha rumo 350 e arremeteu para a esquerda, passando entre dois prédios e caindo nos fundos de uma casa. Pelas imagens das avarias nos imóveis, o avião parece ter vindo no sentido quase que oposto ao indicado em simulações. Lembrei daquele acidente na amazônia, no qual o piloto errou o curso por colocar 027 em vez de 270. Qual a tua opinião?
Um grande abraço e parabéns pelo site.
Lito Mod Paulo Martins • 8 hours ago
Fininho? Rapaz, quanto tempo! Vou te passar um email pra gente conversar. A mudança de trajetória tem explicação plausível. Conversaremos. Abraço.
Mauricio Ribeiro Paulo Martins • 8 hours ago
Na época o erro era de navegação localizado no plano de voo fornecido pela VARIG. No plano, estava grafado rumo 0270, significando 027,0 graus. A companhia aérea fornecia o mesmo tipo de plano de voo para as aeronaves que usavam proas com decimais e as que usavam apenas o valor inteiro da proa. Apesar desta particularidade ser informada aos pilotos nos treinamentos da companhia aérea, o valor expresso no plano de voo 0270 foi interpretado pelo comandante como sendo 270°. Este erro de interpretação significa trocar a direção aproximada do norte (27°) pelo rumo oeste (270°). O quarto dígito seria utilizado apenas pelas tripulações dos DC-10, que eram equipados com os Sistemas de navegação inercial (INS). Os Boeing 737 não eram equipados com INS, utilizando para navegação sistemas de radiofaróis (NDB) e VOR.E neste caso é sabido que o comandante adotou o procedimento ECHO 1. Isto significa que ele cumpriria com as etapas da carta até o pouso. Porém a tripulação estava exausta, isso pode ter sido um fator determinante. Porem há muita diferença para esses dois casos.
Hey Jasz • 10 hours ago
Ah... mesmo diante de todos os fatos descritos ainda tenho minha teoria da conspiração. É uma pena. O Brasil perdeu uma grande mente.
Mauricio Ribeiro CJ • 9 hours ago
Sobre os bambuzais que você se referiu, estavam dobrados pelo impacto e explosão do avião.
CJ Mauricio Ribeiro • 8 hours ago
Não, veja o vídeo abaixo. Quando o avião arremete, ao fundo, vê-se claramente as árvores balançando fortemente.
https://www.youtube.com/watch?...
NOTÍCIAS DO VALE DO IVAÍ - PARANÁ - BRASIL - INTERNACIONAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário