Em Araras, mais de 20 pessoas das cerca de 800 que moram no local tem a doença. A incidência é de 1 para 40 pessoas -- muito acima da taxa de 1 em 1 milhão registrada nos EUA.
As pessoas diagnosticadas com 'XP' são extremamente sensíveis aos raios ultravioletas do sol e altamente suscetíveis ao câncer de pele. Para os moradores de Araras, isso é particularmente delicado, já que a região vive sob forte sol praticamente o ano inteiro e a atividade agrícola -- ou seja, ao ar livre -- é vital para a sobrevivência.
Djalma Antonio Jardim usa um enorme chapéu de abas largas para tentar proteger o rosto dos raios de sol, mas o esforço não tem trazido muitos resultados: ele já passou por mais de 50 cirurgias para remover os tumores de pele que aparecem em sua face.
'Eu estou sempre exposto ao sol -- trabalhando, plantando arroz e cuidando do gado', conta Jardim. 'Com a passagem dos anos, minha condição fica pior'.
A agricultura não é mais uma opção real para Jardim. Hoje ele sobrevive com uma pequena pensão paga pelo governo e alguns rendimentos que ganha trabalhando em uma sorveteria
Canal 500 Notícias Borrazópolis / Vale do Ivaí
Nenhum comentário:
Postar um comentário