Canal 500 Borrazópolis Canal 500 Notícias

sexta-feira, maio 30, 2014

Jovem que morreu em Arapongas teve órgãos doados para seis pessoas

Os órgãos de um jovem de 19 anos vai beneficiar seis pacientes que aguardam cirurgias de transplantes em São Paulo, Curitiba e Londrina. A morte encefálica de Wesley Carlos dos Santos foi confirmada pelo Hospital João de Freitas, em Arapongas, no início da noite de terça-feira (27). Para o sucesso dos implantes, os médicos correm contra o tempo para a chegada dos órgãos até os receptores compatíveis.

Morador da cidade de Arapongas, na Região Metropolitana de Londrina, o jovem sofreu um acidente no último sábado (24) quando conduzia uma motocicleta na rua Condor. Após a confirmação do óbito, a família autorizou a doação dos órgãos do paciente.

Segundo informações da Central de Transplantes, os pulmões e o coração do jovem serão transplantados em São Paulo. A cirurgia de captação está sendo realizada por um médico do Instituto do Coração (Incor), sendo que os órgãos devem ser implantados em até quatro horas após o procedimento. Um carro da Central de Transplantes irá levar os médicos até o aeroporto de Arapongas, onde um avião de pequeno porte deve transportar a equipe e os órgãos para São Paulo.

Já o fígado, pâncreas e os rins de Santos serão transportados para a cidade de Curitiba. O fígado e o pâncreas precisam ser implantado em seis horas. Com cuidados especiais, pacientes compatíveis podem receber os rins em até 24 horas. Ainda de acordo com a Central de Transplantes, as córneas serão levadas para o banco de olhos do Hospital Universitário (HU) de Londrina, onde permanecem no máximo por 14 dias.

A Central de Transplantes explicou que a seleção de doadores obedece a fila de espera dos pacientes que aguardam pelos transplantes, sendo que a lista regional é priorizada por causa da facilidade de logística, conforme previsto na lei que regulamenta o transplante no Brasil.

No entanto, pacientes presentes na lista nacional podem ser beneficiados em outras localidades, caso a Central não encontre um receptor compatível na região onde ocorreu a morte encefálica.
Fonte: Folha de Londrina

Canal 500 Notícias Borrazópolis / Vale do Ivaí

Nenhum comentário:

Canal 500 Borrazópolis l canal500noticias.com@gmail.com Rocha 79 l A melhor cobertura em Eventos

Repasse ..Civic LX 1.6 manual 2000..Fipe 18.000 por 12.800

Canal 500 Borrazópolis Canal 500 Notícias/ Anúncios compra e venda de veículos/ Filmagens profissionais cobertura de Eventos Email: canal50...